No penúltimo dia em TDP, acordamos por volta das 10:00 com tempo fechado, ainda com chuviscos e vento frio. Para nossa surpresa, o cerro Paine Grande e os Cuernos amanheceram cobertos de neve. Conversando posteriormente com um alemão que havia conhecido no CP Britânico e que ficou lá mais uma noite, fiquei sabendo que a noite foi gelada lá em cima e que no mirante onde fomos chegou a nevar.
Nesse dia, o sexto, depois de tomarmos café, fizemos uma caminhada bate-volta de 14 km até um mirante para avistar o glaciar Grey. O percurso foi quase todo debaixo de uma chuva fina e com vento gelado, acredito que foi o dia mais frio que pegamos. A vista é espetacular, foi possível avistar enormes blocos de gelo boiando no lago, já bem distante do glaciar.
Após retornar ao acampamento, deixamos as coisas na barraca e fomos subir um morro próximo ao lago. O sol já havia saído, mas 10 minutos depois voltou a chover e, com o vento, foi esfriando cada vez mais. Depois disso preparamos a janta, banho e fomos dormir.
No sétimo dia desmontamos acampamento, tomamos café e ficamos de prosa com uma menina que trabalha no refúgio. Às 10:00 pegamos o catamarã que nos deixaria no local (Pudeto) onde encontraríamos o ônibus de excursão da mesma empresa que nos deixara no parque há sete dias. A travessia do lago Pehoé leva 40 minutos e é um passeio bem bacana, pois é possível avistar as montanhas e vales por outra perspectiva.
Esq. Cerro Paine Grande - Meio vale Francês - Dir. Los Cuernos
Depois de várias horas esperando o ônibus (a demora era prevista), seguimos para El Calafate. Muitas horas depois, devido a pneu furado e um problema no ônibus, chegamos no hostel à 1:30 da manhã (deveríamos ter chegado às 21:30), pegamos nossas coisas no depósito e fomos dormir. Achamos a empresa de turismo (Always Glaciar) muito ruim, tratavam a todos com enorme indiferença, as outras pessoas que estavam no ônibus também não gostaram e havia gente que pela segunda vez teve problemas com eles. A questão é que esse tipo de transporte, naquela região , está na mão de poucos e mesmo quem compra passagem de uma empresa (Chalten Travel) que seria supostamente concorrente, é encaminhado para a empresa que viajamos. No final das contas não faz diferença viajar em uma ou em outra...
Parabéns novamente pelo blog..
ResponderExcluirEste diario da viagem da Patagônia esta mt legal!
E as fts estão maravilhosas!
Valeu Fofão. depois vou ver se consigo colocar uns videos também.
ResponderExcluirAbraço!