domingo, 8 de março de 2009

Touching The Void

O título desse post se refere ao filme, cujo título no Brasil é: "Desafio Vertical", do diretor Kevin Macdonald. Quem assistir ao filme verá que a tradução, como sempre, é ridícula, pois tira completamente o sentido da história. A tradução correta seria "Tocando o Vazio", como fizeram para versão em espanhol.

Há duas razões para citar o filme, a primeira porque ele é realmente espetacular em roteiro, fotografia e com uma história (com "h" mesmo, pois é verídica) que, apesar de trágica, mostra de forma bem clara e honesta a relação e as opiniões de pessoas que viveram uma situação extrema. É interessante também (essa está surgindo como terceira razão. É que me veio aogra à mente esse fato recente) para as pessoas entenderem um pouco o que acontece em um ambiente como na situação dos socorristas do Aconcágua, noticiada de forma apelativa e vexatória, ao meu ver com intenção única de ganhar audiência e vender jornais.

A segunda razão é que o pico relatado no filme, o Siula Grande, está localizado na Cordilheira Huayhuash, onde vamos em julho. Há muito tempo queria assistir esse filme, quando fiquei sabendo o local, não sosseguei até conseguir emprestado com alguém. Muitas cenas do filme (provavelmente as que envolvem tomadas de perto) foram rodadas no Mont Blanc, na Europa, mas acredito que as vistas panorâmicas foram feitas no Peru. A paisagem é estonteante e me deixa ainda mais ansioso pela partida. As passagens já foram compradas :).

Aproveito para deixar aqui meu agradecimento ao Debinha, grande mestre no planejamento de aventuras, exímio conhecedor de todos os cantos e ótimo companheiro de trilhas, que havia comentado sobre a vontade de fazer esse roteiro e que, infelizmente, acha que não poderá ir conosco. Eu acabei "comprando" a ídeia dele e convenci os demais a irem juntos - confesso que com a paisagem e desafio em vista, não tive a menor dificuldade de convencê-los.
Então, fica a dica do filme. O trailer segue abaixo:

Nota: não vamos tentar escalar o Siula, apenas o avistaremos durante nossa caminhada.

3 comentários:

  1. Filmes como este mostram que o espírito humano pode parecer ser feito de aço, algumas vezes... realmente impressionante.
    Mas não vejo a hora de ver aquelas paisagens maravilhosas... vou ver se colocamos um dia para visitar o vale que chega aos pés do Siula. Ai ai, acho que julho vai demorar a chegar...
    Bjssss

    ResponderExcluir
  2. Vendo isso td, acho que devo estar tão ansioso qnto vcs p mais essa "expedição".Fico imaginando as fotos maravilhosas! Igual as da viagem p Patagônia. Isso me traz mt felicidade em ver vc Max, juntamente com a Stela. Esta realizando estas investidas em nosso continente. Tenho mt orgulho de vc. E se der, traz neve numa caixinha de isopor p mim blz. RS....

    ResponderExcluir
  3. ha ha ha. Pode deixar que vou trazer. se acontecer de derreter, a gente congela de volta na "geladeira"! Abraço.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recado: