segunda-feira, 5 de julho de 2010

Bruce Trail – Lion’s Head

IMG_5842_GF Escarpa do Niágara vista da estrada
Essa foi a primeira vez que saímos aqui no Canadá para caminhar em trilha. O objetivo do passeio foi amaciar e experimentar as botas que compramos recentemente para fazer trilhas maiores nas rochosas canadenses. Com a escassez - pra não dizer falta - de montanhas aqui na região, encontrar um local que nos permitisse subir e descer algo decente não foi uma tarefa fácil. Resolvemos em cima da hora ir para a Georgian Bay, uma enorme baía do lago Huron, 210km ao norte de Waterloo, na província de Ontário. O local escolhido foi o Lion’s Head Provincial Nature Reserve, que fica em uma vilazinha de mesmo nome. No final do inverno haviamos visitado apenas o ancoradouro de Lion’s Head. Nessa ocasião a escarpa à beira do lago era algo que saltava aos olhos. O trecho que percorremos é parte de uma grande trilha de Ontário chamada Bruce Trail, que segue o Niagara Escarpment (escarpa do Niágara), com seus aproximados 725km desde a região das cataratas do Niágara até Tobermory, que fica no extremo da península Bruce, 50km ao norte de Lion’s Head.
IMG_5829_GF Farol de Lion’s Head no verão e no final do inverno
IMG_4181_GF
IMG_5806_GF Ao fundo, vila de Lion’s Head
Saímos de casa meio tarde, por volta das 9:00, e iniciamos a caminha às 12:00. O início da trilha foi meio desanimador, pois era uma estradinha bem batida. Aos poucos o percurso foi melhorando, pelo menos do nosso ponto de vista, e depois de uns 20 minutos já estávamos em algo que podia ser chamado de trilha. O terreno irregular, que variava entre rochas e raizes grossas nos trechos de floresta, foi muito bom para sentir se os pés teriam maiores problemas com os calçados. No início, ainda na estradinha, me bateu um certo desespero, pois a planta do meu pé estava doendo muito. Talvez isso tenha ocorrido pelo fato de ter muito tempo que não usava um calçado semi-rígido e, obviamente, pela bota ser nova. Mas aos poucos fui acostumando e foi possível fazer algumas estripulias como caminhar bem rápido em áreas irregulares, saltar de pedra em pedra etc. Afinal, esse tipo de caminhada serve para acostumar com o calçado e ver até onde é possível confiar nele.
IMG_5805_GF
Grande parte do percurso que fizemos foi paralelo à borda da escarpa, de onde a visão é sempre linda. Já havia visto fotos do local e não imaginava que teriamos a sorte de pegar um dia tão bom onde pudessemos ver a água transparente e com tonalidades entre o azul e o verde. Fico imaginando como deve ser no outono… O percurso dentro da floresta é bem agradável e bonito também. As folhas das árvores ainda estão novas ao ponto de filtrarem a luz do sol de forma tênue mantendo a sensação de frescor e, ao mesmo tempo, proporcionam o contraste entre seu verde jovial e o azul do céu. Para quem não deseja caminhar muito, com meia hora de pouco esforço é possível chegar à beira da escapa e arrumar um cantinho para relaxar e deixar a vista se perder no horizonte.
IMG_5826_GF Trilha (estradinha) dentro da floresta
Nosso passeio se estendeu até um ponto de acampamento no MacKay’s Harbour, à beira do lago, não mais do que duas horas caminhando rápido desde o início da trilha. Como estavamos com o tempo contado por causa da viagem de volta para casa (3 horas para percorrer 210km), não estendemos a caminhada e dimensionamos algo próximo de quatro horas contanto ida e volta. A descida até o lago e a subida da volta foram providenciais para além de testar as botas, lembramos de alguns músculos que não usavámos há muito tempo. E eles estavam lá, bem melhor do que imaginava, mas não o suficiente para dispensar os entediantes exercícios de academia. Essa relação exercícios/forma-física é bastante injusta. Rala-se muito para conseguir um certo condicionamento e com pouco tempo de ócio ele se esvai sorrateiramente.
IMG_5797_GFUma das praias acessíveis por barco ou rapel
IMG_5809_GF Bico da bota depois de chutar um toco - o dedão saiu ileso :)
Além de caminhadas, Lion’s Head oferece outros tipo de atividade ao ar livre como escalada em rocha ao longo da escarpa, passeios de canoa, caiaque e outros esportes náuticos e, no inverno, caminhadas com raquetes para neve. Em termos de praias, a vila tem uma pequena e bem tranquila. Do alto da escarpa é possível avistar outras que parecem ser acessíveis apenas pelo lago ou descendo de rapel. A água no entanto é bem gelada! Os pezinhos da Stela que o digam… Eu não tive coragem de encarar ;-)
IMG_5794_GFEscalada esportiva
IMG_5812_GF Dupla de caiaque vista de cima da escarpa
IMG_5832_GF Pessoal saindo de canoa para ir acampar

5 comentários:

  1. Max, Lion's head é lago,praia ou os dois juntos? Maravilhoso lugar. Perfeita as fotos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Vaninha. Fica na Baía Georgian do lago Huron, um dos 5 grandes aqui da região dos lagos. Além dele tem os lagos: Superior, Michigan, Erie e Ontario.

    Tem praia sim, mas a água é bem gelada.

    ABS!

    ResponderExcluir
  3. E aí Max, que lugar incrível esse, água cristalina mata fechada, escalada na escarpa.
    Se um dia for ao Canadá quero ir aí e conhecer isso tudo!

    Ótimas fotos como sempre.

    Um abraço, André.

    ResponderExcluir
  4. Oi André. Realmente, lá deve ser muito bom pra escalar. Até porque na maior parte do tempo tem sombra na parece :). Valeu pela visita.

    ABS!

    ResponderExcluir
  5. Oi Max, que lugares lindos, adorei as fotos, são maravilhosas. Um abraço pra você e outro para Stela, estou com saudades.
    Sueli

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu recado: